Notícia

Curso de extensão Cadeia produtiva da música – 24-27 de outubro

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

A Di Blasi, Parente & Associados, em parceria com o ITS Rio, oferece o curso de extensão ‘Cadeia produtiva da música’ entre os dias 24 e 27 de outubro. O curso, que será ministrado por advogados do escritório em aulas online ao vivo pela plataforma interativa do ITS, é destinado a produtores musicais, autores, músicos, empresários, acadêmicos de Direito e demais interessados.

ew

 O curso será dividido em quatro aulas, com duas horas de duração cada:

 A ideia – criação de obras e concepção do projeto – com Cristiane Manzueto – 24/10

O que é passível de proteção por direito autoral? / Conceitos de obra primígena e obra derivada / Direitos do criador / Autoria vs. Titularidade / Obra coletiva / Processo de registro da obra artística / Interface entre a proteção autoral e a marcária na indústria musical (pseudônimo artístico, nome de banda e projeto musical).

 Mãos à obra – produção – com Daniela Colla – 25/10

Os estágios que envolvem a pré-produção e a produção de obras musicais, desde a seleção de repertório, passando pela captação de recursos, formalização da relação de trabalho com os profissionais envolvidos, a opção pela gravação em estúdio ou ao vivo, até oclearance de direitos (autorizações e contratos) / Produção independente vs. produção patrocinada / Cautelas mínimas / A teoria vs. a realidade do mercado / A utilização de obras musicais em produções audiovisuais.

O nascimento – distribuição e divulgação – com Daniela Colla – 26/10

O processo de pós-produção e os cuidados necessários para que o produto final possa ser distribuído física e/ou digitalmente com o mínimo de segurança jurídica / O impacto das novas tecnologias na cadeia produtiva e os atuais modelos de negócios / Streaming vs.download / A divulgação das obras musicais e a importância do marketing digital no cenário atual.

 Considerações finais – remuneração e consumo – com José Roberto de Almeida Júnior – 27/10

As possibilidades de remuneração pelos canais disponíveis / A gestão individual dos direitos x gestão coletiva de direitos / O Escritório Central de Arrecadação de Direitos, sua legitimidade e forma de atuação, direitos e deveres dos autores / Distribuição e arrecadação de valores / Os usuários de música, classificação e formas de pagamento / Estudo de casos. Encerramento.

As aulas podem ser visualizadas em tempo real, mas também serão gravadas e disponibilizadas posteriormente a todas as pessoas matriculadas.

Para informações sobre as inscrições, acesse o site do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio – ITS Rio: http://itsrio.org/projects/curso-cadeia-de-producao-da-musica/

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação