Notícia

Destaques da semana – 13 Jan. 2017

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Alibaba move seu primeiro processo contra vendedores de produtos pirateados
O processo está sendo movido no distrito de Longgang, em Shenzhen, contra Liu Huajun e Wang Shenyi, responsáveis por vendas de relógios piratas da marca austríaca Swarovski. Acusando os comerciantes de “violação de contrato”, a empresa pede 1,4 milhões de yuans (ou aproximadamente R$ 650 mil) em compensações.
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/negocios/alibaba-move-seu-primeiro-processo-contra-vendedores-de-produtos-pirateados-86998/

Piratas do Cerrado apreende mais de R$ 1 milhão em roupas
Após dois anos de intensa investigação, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) deflagrou em Jaraguá, a Operação Piratas do Cerrado, para cumprir oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em depósitos, galpões e lojas que comercializavam mercadorias sem nota fiscal e adulteravam os artigos usando etiquetas de marcas famosas.
http://www.goiasagora.go.gov.br/piratas-do-cerrado-apreende-mais-de-r-1-milhao-em-roupas/

Seminário discute propriedade industrial e combate à pirataria
Para marcar o Dia Nacional de Combate à Pirataria, celebrado em 3 de dezembro, a comissão da OAB/RJ destinada ao tema organizou o seminário A propriedade industrial e os desafios ao combate à pirataria – como estamos e para onde vamos? Realizado no dia 2, na Seccional, o evento reuniu especialistas na área, como o secretário de Economia da Cultura (Ministério da Cultura), Cláudio Lins de Vasconcelos; o diretor executivo do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), Mauro Maia; e a presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Maria Carmen de Souza Brito. Na ocasião, foi lançada uma nova edição da Cartilha da Propriedade Industrial.
http://www.oabrj.org.br/materia-tribuna-do-advogado/19304-seminario-discute-propriedade-industrial–e-combate-a-pirataria

Panasonic anuncia novos tablets ultra-resistentes da linha Toughbook
Focados no público empresarial, dois novos tablets ultra-resistentes foram anunciados nesta quinta-feira (12) pela Panasonic: o híbrido FZ-Q2 e o FZ-A2, ambos adições à linha Toughbook da companhia.
https://canaltech.com.br/noticia/tablets/panasonic-anuncia-novos-tablets-ultra-resistentes-da-linha-toughbook-87234/

Google encerra projeto de drone para acesso à internet movido a energia solar
Em abril de 2014, o Google comprou a Titan Aerospace com planos de integrar a empresa em seu Projeto Loon, uma iniciativa que visa levar internet por meio de balões até partes do mundo onde a conectividade é limitada. Os drones da Titan são alimentados por energia solar e podem ficar no ar por até cinco anos. Agora, os membros da equipe da Titan no Google serão realocados para outros departamentos da Alphabet.
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/google/google-encerra-projeto-de-drone-para-acesso-a-internet-movido-a-energia-solar-87200/

Google confirma lançamento do Android Wear 2.0 para fevereiro
Esperado inicialmente para 2016, o Android Wear 2.0 teve seu lançamento adiado pelo Google para o primeiro trimestre deste ano devido a alguns problemas, como o feed back bastante negativo para a visualização do desenvolvedor.
https://canaltech.com.br/noticia/smartwatches/google-confirma-lancamento-do-android-wear-20-para-fevereiro-87184/

Adobe está trabalhando em tecnologia de edição de fotos por comando de voz
A Adobe divulgou um vídeo produzido pelos membros da Adobe Research para apresentar o conceito de uma tecnologia de edição de fotos por comandos de voz. Nele, um homem dá comandos de voz a um iPad para cortar uma foto e prepará-la para postar no Facebook. A voz que responde o usuário repetindo seus comandos soa como a Siri, da Apple.
https://canaltech.com.br/noticia/empresas-tech/adobe-esta-trabalhando-em-tecnologia-de-edicao-de-fotos-por-comando-de-voz-87180/

Registro de marcas é tema de palestra no Sincopeças-RS
No dia 19 de janeiro (quinta-feira), o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS) promove a primeira edição do ano do evento “Na Mira dos Negócios”. O encontro, que reúne empresários e profissionais do setor de autopeças para uma palestra e café da manhã, acontecerá no Novo Centro de Eventos do Sindicato (avenida Paraná, 2.435, em Porto Alegre) e abordará “As graves consequências da falta de registro de marcas”.
http://www.meiofiltrante.com.br/internas.asp?id=20509&link=noticias

Clarivate Analytics indica os 100 Principais Inovadores Globais 2016
O relatório homenageia as empresas e as instituições mais inovadoras no mundo conforme definido pela análise sólida de dados exclusivos e proprietários. A empresa revelou também a nova identidade da marca após a venda da divisão para a Onex Corporation e Baring Private Equity Asia em outubro de 2016.
http://exame.abril.com.br/negocios/releases/clarivate-analytics-indica-os-100-principais-inovadores-globais-2016/

UFMG bate próprio recorde e lidera pedidos de patentes no Brasil
Nenhuma universidade brasileira tem mais solicitações do que a instituição mineira, que chegou a 91 requisições em 2016. Salto pode ser maior caso sejam removidos entraves de legislação
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/01/09/interna_gerais,837991/ufmg-bate-proprio-recorde-e-lidera-pedidos-de-patentes-no-brasil.shtml

Apple regista patente para o desenvolvimento de smartphones com ecrãs “transparentes”
A ideia foi submetida à apreciação do Gabinete de Patentes e Marcas dos EUA a 15 de fevereiro de 2015, mas só agora foi aprovada. A intenção da marca é desenvolver um sistema que lhe permita integrar sensores, câmaras e altifalantes por trás do próprio ecrã do smartphone.
http://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigo/apple_regista_patente_para_o_desenvolvimento_de_smartphones_com_ecras_transparen-50222anm.html

IBM bate recorde com mais de 8.000 patentes em 2016
Pela 24ª vez, ela foi a empresa com maior número de patentes registradas, e em 2016 bateu até mesmo o próprio recorde. Ocupando a segunda posição está a LG, com 5.518 patentes concedidas.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ibm-bate-recorde-com-mais-de-8-mil-patentes-em-2016/65191

Amazon pede patente de tecnologia para guardar produtos no céu
Empresa pediu o registro de uma patente para uso de aeronaves que funcionariam como centros de distribuição aéreos de produtos a serem entregues com a ajuda de drones. Companhia quer construir plataformas, similares a dirigíveis, de onde drones partirão para entregar produtos.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/amazon-pede-patente-de-tecnologia-para-guardar-produtos-no-ceu.ghtml

Patente sugere que Samsung está trabalhando em celular com tela dobrável
Conforme mostra o site Patently Mobile, a fabricante pode estar trabalhando em um smartphone com duas telas, sendo que uma delas fica na parte traseira do celular e pode ser usada para dobrar o tamanho do display frontal. Dessa forma, como indica a imagem abaixo, temos um celular verticalmente dobrável.
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/patente-sugere-que-samsung-esta-trabalhando-em-celular-com-tela-dobravel/65210

Embrapii, IPT e CBMM vão produzir liga de didímio-ferro-boro
Em fevereiro de 2016, a Unidade Embrapii IPT e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) conseguiram produzir, em escala laboratorial, o didímio metálico, constituído de elementos de terras-raras (praseodímio e neodímio), utilizado na fabricação de superímãs. Menos de um ano depois, em janeiro de 2017, os parceiros anunciaram a segunda fase do projeto que visa a produção da liga de didímio-ferro-boro, que constitui os chamados ímãs permanentes e que são criados com elementos de terras-raras.
http://anpei.org.br/anpeinews/embrapii-ipt-e-cbmm-vao-produzir-liga-de-didimio-ferro-boro/

Patentes de Trump na China podem gerar conflito constitucional
O presidente eleito Donald Trump tem ao menos 45 pedidos de patentes pendentes de aprovação na China, o que poderá violar a Constituição americana e supor um conflito de interesses para as relações com Pequim.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20170111/patentes-trump-china-podem-gerar-conflito-constitucional/449145

10 startups do interior para ficar de olho em 2017
Metrópoles como São Paulo, Recife e Belo Horizonte são cidades pulsantes, de onde saem as principais startups do país. Em tese, é onde tudo acontece. No entanto, cada vez mais empreendedores vêm se interessando em permanecer ou se mudar para centros menores na busca de um equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida.
https://noticias.terra.com.br/dino/10-startups-do-interior-para-ficar-de-olho-em-2017,b2364f70fbe6e230246e8871a9dfdbe4yxnc7tgv.html

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação