Notícia

Destaques da semana – 12 dez. 2014

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

DI BLASI, PARENTE & ASSOCIADOS tem a honra de anunciar que seu sócio fundador PAULO PARENTE MARQUES MENDES é agora membro da INTA Trademark Mediators Network.

 

 

Obama diz que continuará a pressionar China sobre moeda e propriedade intelectual

Os Estados Unidos continuarão pressionando a China em relação à sua moeda, à proteção à propriedade intelectual e às empresas estatais, disse o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta quinta-feira, antes de conversas bilaterais sobre comércio na semana que vem.

Saiba mais em: http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unido

 

 

Invenção do telefone mostra importância de patentes

Três cientistas foram decisivos para criar o aparelho que revolucionou as comunicações, mas Graham Bell teve mais agilidade e recursos para patenteá-lo

Saiba mais em: http://economia.terra.com.br/vida-de-empresario/invencao

 

 

Apple está sendo investigada por práticas anti-concorrência no Canadá

O braço canadense da Apple está sendo investigado pelo Bureau de Concorrência do Canadá sobre alegações de que utiliza práticas anti-competitivas para negociar acordos com operadoras de telefonia móvel do país.

Saiba mais em: http://codigofonte.uol.com.br/noticias/apple-esta-sendo

 

 

A propriedade intelectual contra a fome

A inovação é um fator crítico na agricultura. A população mundial triplicou desde 1950. Muitos acreditaram ser impossível produzir alimentos para 6 bilhões de habitantes que o mundo alcançou em meados do século xx. No entanto, os avanços científicos nos possibilitam chegar aos atuais 7 bilhões e ainda reduzir a proporção de pessoas passando fome.

Saiba mais em: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php

 

 

Google fecha Google News na Espanha para não pagar empresas de mídia

Com a nova legislação de propriedade intelectual do país, a empresa teria de pagar para jornais por exibir links de suas notícias.

Saiba mais em: http://idgnow.com.br/internet/2014/12/11/google-fecha-google-news

 

 

Direito da Moda e o caso Christian Louboutin

Direito da Moda é nova área do Direito e envolve de modo amplo o design e a criação dos estilistas, incluindo todas as questões referentes a vestuário e objetos relacionados, que compõem o universo da Moda, na perspectiva de sua indústria, como parte da chamada economia criativa. Sua incidência se dá a partir da ideia original de criação do designer e percorre todo caminho até a chegada ao consumidor. As diversas categorias de normas que afetam o negócio da moda incluem proteção a propriedade intelectual, direitos autorais, à imagem e direitos da personalidade. Da relação social e histórica entre cultura e vestuário, para as questões atuais que envolvem a globalização da moda, o campo recém-definido do Direito da Moda passa ganhar destaque como instrumento de composição de conflitos e controle protecional do design e da criação.

Saiba mais em: http://joaoibaixejr.jusbrasil.com.br/artigos/156744456/direito-da

 

 

“Imposto Google” britânico terá como alvo paraísos fiscais

Um novo imposto na Grã-Bretanha sobre companhias que transferem lucros do país a paraísos fiscais atingirá taxas cobradas por serviços como o uso de propriedade intelectual, de acordo com documento do Tesouro britânico visto pela Reuters.

Saiba mais em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/imposto-googl

 

 

Fabricante da Itaipava não indenizará por suposta imitação de lata vermelha da Brahma

Com esse entendimento, a 3ª turma do STJ deu provimento a recurso da Cervejaria Petrópolis contra acórdão do TJ/RJ que a condenou a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais, além de danos materiais, à Ambev, pela comercialização da Itaipava em latas vermelhas.

Saiba mais em: http://sarahghedin.jusbrasil.com.br/noticias/156580743

 

 

Entidades querem defender direitos autorais com alteração no Código Penal

Objetivo é garantir punições a crimes contra propriedade intelectual e violação de direitos autorais. Relatório final vai a voto amanhã, no Senado.

Saiba mais em: http://www.floripanews.com.br/noticia/6383-entidades-querem

 

 

Agência e loja virtual devem indenizar modelo por uso indevido de imagem

Uso indevido de imagem. Indenização prevê danos materiais, morais e restituição do material fotográfico

Saiba mais em: http://www.jornaljurid.com.br/sentencas-de-1o-grau

 

 

POLÍCIA SUECA CONFISCA SERVIDORES E TIRA ‘PIRATE BAY’ DO AR

O portal de downloados sueco “The Pirate Bay” permanece inacessível após umaoperação de busca e apreensão realizada na terça-feira (09/12) em Estocolmo pela polícia, em um centro com diversosservidores de internet, perante a suspeita de que infringiam direitos autorais.

Saiba mais em: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao

 

 

O significado dos nomes das marcas

A criação de uma marca forte é um aspecto integral de qualquer negócio orientado ao consumo, e uma parte importante de qualquer identidade de marca está no seu nome. Enquanto muitas marcas tem os seus nomes simplesmente baseados em seus fundadores, outras tem origens mais interessantes. Algumas marcas buscam inspiração na mitologia grega, enquanto outras são completamente inventadas, e algumas chegam ao mundo por pura sorte.

Saiba mais em: http://7brands.com/news/blog/language-news/

 

 

Siemens aumenta o número de patentes à máximos históricos em último ejercicio

– El grupo tecnológico e industrial alemán Siemens incrementa las patentes concedidas en operaciones continuas en su último ejercicio 2013-2014, finalizado en septiembre, un 9 %, hasta 64.300 patentes.

Saiba mais em: http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=1740595

 

 

YouTube avisa se música usada em vídeo é protegida por direito autoral

Plataforma do Google informa se faixa pode resultar na retirada do vídeo.
Antes, consequência de uso indevido só era conhecida com o vídeo no ar.

Saiba mais em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/12

 

 

“Contrabando e pirataria são socialmente aceitos”

Sindicato dos Analistas da Receita Federal abrem hoje a campanha Semana Original de educação nas escolas

Saiba mais em: http://www.bemparana.com.br/noticia/362351

 

 

Internautas recolhem assinaturas contra imposto antipirataria

Os autores da iniciativa defendem que os encargos mensais pagos por todos os usuários de internet “não estão em conformidade com as leis russas, pois a maioria terá que pagar o imposto por um conteúdo que não está consumindo”.

Saiba mais em: http://br.rbth.com/sociedade/2014/12/08/internautas_recolhem

 

 

Propriedade intelectual de grafismo indígena gera polêmica nas redes

Anuiá Yawalapiti fala ao Amazônia Brasileira sobre o caso das sandálias com desenhos tradicionais dos povos do Xingu

Saiba mais em: http://radios.ebc.com.br/amazonia

 

 

La provincia registra casi 800 modalidades de propiedad intelectual hasta octubre

La Agencia IDEA, dependiente de la Consejería de Economía, Innovación, Ciencia y Empleo, ha registrado en los diez primeros meses del año un total de 798 modalidades de propiedad intelectual procedentes de la provincia de Cádiz.

Saiba mais em: http://www.teinteresa.es/andalucia/cadiz

 

 

Disputa sobre os direitos autorais referentes ao termo “Amazônia”

Segundo o Portal Imprensa, requisitada pela Record, a marca é utilizada por uma agência de notícias sobre a região, que entrou em rota de colisão com a emissora paulista. O canal afirma que a página Amazônia Real é “uma flagrante imitação” ao reality show exibido em sua programação há dois anos. O site, por sua vez, alega que a palavra em questão deve ser encarada como um bem público, ficando livre de um registro ou de patente.

Saiba mais em: https://ocanal.wordpress.com/2014/12/07/disputa

 

 

Ecad abre escritório para controle de direitos autorais em Balneário

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que atua na cobrança na direitos autorais, abriu sede em Balneário Camboriú para cuidar do relacionamento com usuários em 18 cidades da região, de Tijucas a Nova Trento.

Saiba mais em: http://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/2014/12/07/ecad

 

 

Cade vai investigar suposto cartel de eletrônicos

Estão sendo investigadas as empresas Agilent Technologies, Agilent Technologies Brasil, Datasonic Indústria e Distribuição de Eletrônicos, D.T.I. Comércio de Artigos de Informática, Elektrotech Comercial e Industrial, Farnell Newark Brasil Distribuidora de Produtos Eletrônicos, FLK Instrumentação Eletrônica, Incal Instrumentos, Karimex Componentes Eletrônicos, Keysight Technologies, Keysight Technologies Medição Brasil, Master Tools Instrumentos, Nortron Nordeste Eletrônica, Pares Eletrônica Comercial e Industrial, Quart Comercial e Industrial, além de outras 20 pessoas físicas.

Saiba mais em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/cade

 

 

Pirataria é responsável por 11% dos acessos na América Latina

A pirataria é responsável por 11% dos acessos de TV por assinatura na América Latina, com Brasil, Argentina e Colômbia contribuindo com o maior volume de usuários com acessos irregulares, aponta estudo da Dataxis. De acordo com o relatório, os sete principais mercados da região fecharão o ano de 2014 com 7,8 milhões de residências com sinais piratas, representando a terceira maior “operação” de TV da América Latina.

Saiba mais em: http://www.teletime.com.br/05/12/2014/pirataria

 

 

A importância de ter um manual de franquias

O manual da franquia é uma ferramenta imprescindível para os que operam em rede. Após a elaboração do plano de negócios, começa uma etapa importante e fundamental para a replicação do conceito do negócio: a descrição dos processos que serão utilizados por todos envolvidos com o negócio.

Saiba mais em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/a-importancia

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação