O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) assinou acordos de cooperação durante a Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), realizada em Genebra, na Suíça, em julho de 2022.
Entre eles está um memorando de cooperação com o Instituto Japonês de Patentes (JPO na sigla em inglês) que inclui troca de informações sobre a evolução dos sistemas de proteção de PI em ambos os países e colaboração em iniciativas de treinamento em PI para as comunidades locais de PI e de negócios.
Outro acordo firmado foi o protocolo de intenções com a Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra (DELBRASOMC) com o objetivo de estimular a participação de estudantes e professores do mestrado e doutorado profissional da Academia do INPI no Programa de Formação em Comércio Internacional da DELBRASOMC.
Além disso, O INPI assinou o plano de trabalho 2022/2023 com o seu homônimo francês, decorrente do memorando de entendimento firmado entre os dois Institutos em março deste ano. O escopo do plano de trabalho envolve troca de informações, treinamento, programa de suporte empresarial, luta contra a falsificação e promoção à inovação.