Notícia

Vencedores do Grammy são processados por violação de propriedade intelectual

Netflix processa dupla que lançou álbum inspirado na série “Bridgerton”

Em abril, a dupla Emily Bear e Abigail Barlow fez história ao ganhar o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical com o sucesso de “The Unofficial Bridgerton Musical”, que viralizou na rede social TikTok. Essa foi a primeira obra a vencer categoria sem nunca ter sido apresentada em um palco.

O álbum foi publicado de forma independente na rede social em setembro de 2021 e conta a trama da série Bridgerton, da Netflix, no formato musical. Supostamente, a gigante do streaming chegou a alegar que não interferiria com criações de fãs baseadas na série. Entretanto, ao ver o alcance quase descontrolado daquela criação, mudou de ideia e ajuizou uma ação judicial contra a dupla em julho, alegando que eles “apropriaram o trabalho criativo de outros para benefício próprio”.


De acordo com a Netflix, “Bridgerton” reflete o trabalho criativo e o sucesso merecido de centenas de artistas e funcionários da empresa de streaming e defendeu que os direitos de criação de músicas, ou outros trabalhos baseados na série pertencem exclusivamente à Netflix. A produtora executiva Shonda Rhimes resumiu o posicionamento da empresa: “o que começou como uma homenagem nas redes sociais por parte de Barlow & Bear transformou-se num roubo da propriedade intelectual de outros, apenas para benefício financeiro da dupla”.


O caso demonstra a importância de se tomar cuidado especial ao se produzir ou compartilhar conteúdos de terceiros ou com base no conteúdo de terceiros. Mesmo nas redes sociais, direitos de propriedade intelectual devem ser observados por todos. Por isso, é fundamental a todos os criadores de conteúdo que contem com assessoria especializada em Propriedade Intelectual para garantir que suas criações são legais, evitando conflitos judiciais ou extrajudiciais.

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação