Projetos de biossimilares começam a sair do papel
Autor(es): Por Mônica Scaramuzzo | De São Paulo
Valor Econômico – 09/08/2013
As superfarmacêuticas nacionais começaram a tirar do papel seus projetos para a produção de medicamentos complexos no país. Dois de um total de sete biossimilares – o Etanercept (combate artrite reumatoide) e o Rituximabe (trata câncer linfático) – devem ser lançados no mercado brasileiro nos próximos 24 meses. Esses produtos vão começar a etapa de estudos clínicos (testes em seres humanos) entre o fim deste ano e início de 2014, com aportes que podem chegar a R$ 200 milhões.
Saiba mais em:
Domínios de marcas na internet criam espaço de disputa
Por Leonardo Léllis
Uma deliberação da Sociedade Internet para a Atribuição de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês) pavimentou caminho para uma nova frente de batalhas judiciais envolvendo marcas na internet. Reunida em Durban (África do Sul) entre os dias 15 e 18 de julho, a Icann liberou o uso de marcas para domínios na rede. Assim, uma empresa poderá ter sua própria marca como domínio no lugar do final padrão, como o “.com.br”. A revista Consultor Jurídico, por exemplo, poderia ter novo endereço em “noticias.conjur”, ou “consultor.juridico”.
Saiba mais em:
http://www.conjur.com.br/2013-ago-08/entidade-libera-dominios-marcas-internet-cria-espaco-disputa
Nova disputa entre Apple e Samsung pode reformular lei
Decisão do tribunal poderá criar um novo entendimento sobre a lei de patentes no país
Fonte | Agência Brasil – Quinta Feira, 08 de Agosto de 2013
A disputa judicial entre a Apple e a Samsung por supostas violações de patentes de smartphones e tablets chega a um tribunal de recursos em Washington, D.C., capital dos EUA, nesta sexta-feira (9/8). Para a comunidade jurídica americana — e também para a tecnológica —, o julgamento é “extremamente importante”. A decisão do tribunal poderá criar um novo entendimento sobre a lei de patentes no país, de acordo com especialistas ouvidos pelo San Jose Mercury News.
Saiba mais em:
Relator não aceita negociar neutralidade de rede no marco civil da internet
07/08/2013
Operadoras de telecomunicações são contrárias ao dispositivo do projeto, que as impede de oferecer ao consumidor pacotes com serviços diferenciados. A matéria ainda causa divergências entre deputados.
O relator da proposta do marco civil da internet (PL 2126/11), deputado Alessandro Molon (PT-RJ), afirmou nesta quarta-feira (7) que o princípio da neutralidade da rede contido no projeto é “inegociável”. Em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o projeto, Molon ressaltou que o princípio impedirá as operadoras de telecomunicações de ofertarem aos usuários pacotes com serviços diferenciados – por exemplo, só com e-mail, só com acesso a redes sociais ou incluindo acesso a vídeos. A redação atual do dispositivo é um dos pontos polêmicos da proposta, que vêm impedindo o acordo para a votação em Plenário.
Saiba mais em:
Palmo a palmo, queijo a queijo
08 de agosto de 2013
O Estado de S.Paulo
O reconhecimento dos produtos e produtores artesanais no Brasil é caminho sem volta. Pouco a pouco eles vêm vencendo barreiras legais e sanitárias. O principal obstáculo para os produtos de origem animal – como o queijo, derivado do leite – é o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), uma lei de 1952 que ainda é o paradigma de atuação dos fiscais do Ministério da Agricultura. Mas se há pouco esse obstáculo era driblado pela clandestinidade – caminhões cheios de peças de queijo atravessando fronteiras na calada da noite para abastecer o ávido mercado paulista, por exemplo -, agora, aqui e ali, surgem normas específicas que dão estofo legal à produção e comércio de produtos tradicionais.
Saiba mais em:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,palmo-a-palmo-queijo-a-queijo-,1061787,0.htm
Cade aprova contrato de licenciamento entre Monsanto e Embrapa
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade aprovou, nesta quarta-feira (7/8), operação por meio da qual a Monsanto do Brasil Ltda. concede licença para que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa possa vender, no Brasil, algodão com as tecnologias RRFlex e BGII/RRFlex, de propriedade da Monsanto.
Saiba mais em:
http://www.cade.gov.br/Default.aspx?fc30fe0a1bf0070c1e2b3d142323
Professor e empresa são condenados por copiar livro elaborado pelo STF
Os réus teriam comercializado o livro “A Constituição segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal” como se fosse uma nova edição
Fonte | TRF da 5ª Região – Quarta Feira, 07 de Agosto de 2013
O TRF da 5ª região condenou um professor de PE e uma empresa por violação dos direitos autorais da obra “A Constituição e o Supremo”, elaborada pelo STF. Os réus teriam comercializado o livro “A Constituição segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal” como se fosse uma nova edição. De acordo com a decisão, o fato de uma obra ser disponibilizada gratuitamente, não quer dizer que seja de domínio público.
Saiba mais em:
Samsung quer relógio inteligente para concorrer com iWatch
Descrição aponta para dispositivo capaz de se conectar à internet, enviar mensagens e receber ligações
A sul-coreana Samsung enviou no final de junho um pedido de patente para a criação de um relógio inteligente, capaz de se conectar à internet, trocar mensagens e receber ligações. O documento, descoberto nesta terça-feira pelo site holandês Galaxy Club, detalha um produto chamado Galaxy Gear, que deve ser utilizado ao “redor do pulso” do usuário. Para aumentar a abrangência da patente, a companhia optou por detalhar o dispositivo de duas formas diferentes – um procedimento normal para evitar mal entendidos e até mesmo o registro de projetos semelhantes por empresas concorrentes. A descrição utilizada é bem similar a do iWatch, o relógio da rival Apple que pode ser apresentando ainda neste ano.
Saiba mais em:
Disputa Apple-Samsung passa a envolver governos
06/08/2013 por Valor Online
O governo da Coreia do Sul manifestou preocupação, ontem, com a decisão da administração do presidente americano Barack Obama de vetar uma proibição de importação de alguns produtos da Apple para os Estados Unidos, dizendo que o veto pode prejudicar os direitos de patentes da Samsung.
Saiba mais em:
http://www.gestaosindical.com.br/disputa-apple-samsung-passa-envolver-governos.aspx
Villa-Lobos e Bonfá perdem uso de marca “Legião Urbana”
O desembargador Milton Fernandes de Souza, da 5ª câmara Cível do TJ/RJ, suspendeu a liminar que permitia a Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá usarem o nome da banda Legião Urbana, que integraram junto com Renato Russo.
Saiba mais em: