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ano de 2020 mal havia começado quando o mundo inteiro parou e confrontou uma das maiores pandemias já vis- tas nos últimos anos, o novo coronavírus. Com a economia global desestabilizada, o Brasil viu sua economia estagnar e retroceder. Além disso, diversos setores precisaram se adaptar à nova realidade. Ainda em 2020, importantes eleições ocorreram ao redor do mundo, as presidenciais nos EUA e as municipais no Brasil. As eleições municipais 2020, que elegeram prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e que contaram com um cenário de incerteza por conta da pandemia, não foram os únicos acontecimentos importantes no Brasil. Entre polêmicas, investigações, afastamentos e substituições nas equipes de governo, a política brasileira se transformou ao longo do ano.
Com esse alto fluxo de acontecimentos e informações, as equipes de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) tiveram um grande desafio: continuar a acompanhar judiciário, executivo e legislativo não apenas ao nível federal, mas também as decisões tomadas ao nível estadual e municipal, tudo de forma totalmente digital e a distância. Com tantas decisões relevantes acontecendo a todo momento, foi necessária por parte dos profissionais de RIG uma rápida adaptação, fazendo o uso da tecnologia como uma fiel aliada. O uso de plataformas e meios de comunicação como Whatsapp, Instagram, YouTube, Zoom, dentre muitas outras opções, precisou ser repensado de maneira estratégica. Com o alto fluxo de informações e sua rapidez, os profissionais RIG precisaram repensassem a melhor maneira de repassá-las, com isso, soluções como webinares, materiais gráficos e alertas via whatsapp tornaram-se tendências.
É inegável também, que com a pandemia o aumento do uso dos celulares e computadores para as atividades diárias tornou-se quase que indispensável. Devido ao isolamento social, as pessoas precisaram se digitalizar quase que imediatamente se quisessem manter a comunicação com suas famílias, no trabalho e até mesmo na hora de solicitar serviços. Essa realidade também foi nova para muitas empresas e setores, que tiveram que se adaptar rapidamente. Além de contar com um monitoramento que fosse eficaz, os profissionais de RIG tiveram uma grande cooperação entre si. Um dos exemplos foi a criação de grupos de Whatsapp de cada estado ou setor, onde a troca de informações foi rápida e eficiente. Além disso, uma alta produção de conteúdo analítico surgiu nas mídias sociais das consultorias em RIG, assim como a produção de séries de webinares que trazia os impactos da pandemia em diversos setores.
Essa nova realidade, onde uma pessoa estaria a uma tela de alcance, também facilitou na mar- cação de reuniões com servidores públicos, o que proporcionou ricos debates sobre todas as temáticas ocorridas durante a pandemia. Apesar disso, as redes de contatos se mostraram
bastante importantes, dado que para conseguir essas reuniões era necessário já ter algum contato prévio com tais pessoas ou pessoas que pudessem intermediar tal solicitação. Com essa nova forma de comunicação e vinculação de in- formações, o número de pessoas que teriam acesso a esses dados cresceu significativa- mente e a distância já não era mais um empecilho. Essa é uma tendência que já vinha ganhando força antes da pandemia, mas que teve sua consolidação no último ano.
Por fim, fica claro que o papel dos profissionais de RIG junto aos segmentos econômicos, em- presas e instituições se mostra mais uma vez importante, justamente em um período com- plexo, pela pandemia do coronavírus, e que necessitou de uma rápida atuação no atendimento não apenas dos interesses de seus clientes, mas também pela procura de informações e mudanças que pudessem impactar a vida da sociedade em geral. Fica como aprendizado, não apenas para os profissionais de RIG, mas de toda a sociedade, a grande transformação no jeito de fazer comunicação e como se darão as relações sociais daqui para frente, diante de um cenário ainda incerto e desconhecido, mas sem dúvidas tecnológico.