Notícia

Nova resolução relacionada a programas piloto PPH no Brasil

O INPI publicou na Revista de Propriedade Industrial, de 22 de outubro de 2019, a Resolução No. 252/2019 que unifica as regras e procedimentos relacionados às solicitações para participação nos Projetos Piloto de PPH (“Patent Prosecution Highway”) que estão em vigor. Esta nova Resolução estar válida a partir de 1 de dezembro de 2019.

O Projeto Piloto de PPH permite a um requerente solicitar a aceleração do exame de um pedido de patente brasileiro que reivindica prioridade de um pedido (em conformidade com a CUP) ou que é a fase nacional de um pedido de PCT, originado em um escritório de patente estrangeiro com o qual o INPI estabeleceu um acordo de cooperação e o qual considerou que o pedido ou a fase nacional estrangeira contem matéria patenteável. Atualmente, o INPI tem acordos de cooperação com a China, Dinamarca, Estados Unidos, Europa, Japão, Reino Unido e PROSUR (que compreende Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai).

Essa nova resolução, quando em vigor, revogará todas as resoluções anteriores relacionadas a programas de PPH. Entretanto, deve-se destacar que as regras e procedimentos estabelecidos por essa nova resolução estão ainda alinhados com aqueles definidos pelas resoluções a serem revogadas.

Dentre as poucas distinções, essa nova resolução estabelece que o INPI receberá apenas 400 solicitações de PPH por ano, onde cada Requerente está limitado a uma solicitação por mês.

Além disso, ainda que não esteja explicito nessa nova resolução, o INPI afirma em seus comunicados recentes que pedidos de patente de qualquer campo técnico e tendo qualquer classificação IPC estarão aptos a solicitar entrada no Projeto de PPH a partir de agora.

Acredita-se que, além de padronizar as regras e procedimentos, a referida resolução proporcionará mais dinamismo aos Projetos Piloto de PPH, uma vez que não seria mais necessário a publicação de uma nova resolução para cada vez que INPI firmar um novo acordo de cooperação.

As taxas oficiais para uma solicitação de PPH são R$ 1.775,00 e as decisões finais estão acontecendo, em média, em 8 meses. Projetos de PPH no Brasil estão sendo uma forma bem eficiente para acelerar os procedimentos de tramitação de patentes.

Caso tenha quaisquer dúvidas, não hesite em nos contatar.

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação