Na última sexta-feira (1), participamos do evento Green Rio: Os direitos da propriedade intelectual e a bioeconomia, uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em parceria com o AL-INVEST Green DPI. O evento teve como foco o impacto da propriedade intelectual na promoção do desenvolvimento sustentável e reuniu diversos expositores que combinaram produtos provenientes da biodiversidade brasileira com inovação e tecnologia.
Durante o painel “O Potencial Verde da Propriedade Intelectual”, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, e o chefe do projeto AL-INVEST, Mariano Riccheri, destacaram a importância da inovação em soluções verdes para alcançar uma economia descarbonizada, ressaltando o potencial do Brasil neste setor, considerando a rica biodiversidade do país.
Em sua exposição, Júlio César Moreira enfatizou o vasto potencial de patentes verdes ainda inexplorado no Brasil, que apesar de ser a 9ª economia do mundo, é a 47ª em pedidos de patentes por residentes. Moreira apontou que o país tem capacidade de preencher essa lacuna com inovações verdes ao passo em que um mundo mais verde é demandado. Por fim, Riccheri destacou a importância da indicação geográfica como uma proteção necessária para os produtos originários da biodiversidade brasileira.
O Green Rio proporcionou uma oportunidade ímpar para conhecermos projetos inovadores voltados a explorar o potencial das patentes verdes em nosso país!
Confira abaixo algumas fotos.