O século 21 trouxe uma explosão de tecnologia e inovação que surpreende toda a sociedade transformando, cada vez mais, a realidade em que vivemos. Atualmente uma das tecnologias mais comentadas é a do metaverso, que se trata de um novo ramo de investimento que promete unir o mundo real e virtual.
A proposta inovadora visa criar, por meio do uso de tecnologias de realidade virtual, um ambiente cibernético imersivo em que será possível interagir socialmente com outras pessoas, trabalhar, estudar e fazer compras, que poderão ser entregues em residência física ou utilizadas no próprio ambiente virtual.
Várias empresas como Adidas, Nike, Jordan, Balenciaga e a Gucci decidiram apostar na iniciativa por meio de parcerias para vender seus produtos dentro de plataformas interativas. Recentemente o McDonald’s solicitou 10 pedidos de registro de marcas ao Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO na sigla em inglês) com a intenção de inaugurar um restaurante no ambiente virtual do metaverso.
Outra renomada empresa que decidiu competir no mercado do ambiente cibernético foi a companhia francesa Carrefour, que adquiriu recentemente um terreno equivalente a 30 supermercados na realidade virtual criada pela “The Sandbox”.
A aquisição foi vista como um grande passo na estratégia de transformação digital da empresa, pois além de se tornar uma das precursoras do movimento inovador, tal ato também teve como objetivo buscar entender as futuras mudanças no varejo e no consumo que certamente ocorrerão em decorrência do avanço tecnológico.
Estima-se que o metaverso se tornará um mercado bilionário em pouquíssimo tempo, podendo alcançar, aproximadamente, US$ 1 trilhão até 2024.