Barreiras brasileiras ao desenvolvimento da inovação
GABRIEL Dl BLASI
Sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados
Em que pese a adequação da legislação brasileira no que diz respeito ao processamento e concessão de patentes, bem como o seu alinhamento aos tratados internacionais, os padrões administrativos brasileiros são considerados gargalos ao desenvolvimento de inovação. Defasagem no número de examinadores de patentes, limitada especialização em tecnologias relacionadas aos objetos de pedidos de patentes e intervenções regulatórias, o baixo índice de informatização e automação são algumas causas para o atraso dos processos de patentes no INPI.
Saiba amis em: http://idisa.jusbrasil.com.br/noticias/135519605/
Como resolver uma colidência entre marca e nome de domínio
Atualmente o regramento para o registro de nomes de domínio não é tão rigoroso quanto o pedido de registro de marca, o que faz com que surjam alguns conflitos
Saiba mais em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/
Buscadores não têm obrigação de fiscalizar conteúdo de anúncios
Buscadores de informações na internet devem inibir determinadas expressões conforme termos de serviço, mas não podem ser responsabilizados pelo conteúdo de anúncios veiculados em suas páginas. Assim entendeu o juiz Rodrigo Garcia Martinez, da 45ª Vara Cível de São Paulo, ao negar pedido de uma fabricante de calçados e acessórios que aponta uso indevido de sua marca.
Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2014-ago-29/buscadores
Juíza dos EUA rejeita pedido da Apple contra produtos da Samsung
Uma juíza da Califórnia rejeitou nesta quarta-feira um pedido da Apple para proibir a venda de smartphones da Samsung nos Estados Unidos, com base em um processo de violação de patentes.
A Apple havia apresentado um novo requerimento a um tribunal da Califórnia após uma decisão judicial de maio, que concluiu pela violação de patentes por parte da Samsung.
Saiba mais em: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/08/27/interna
Marco Civil: projeto amplia remoção de conteúdo sem ordem judicial
Pode parecer prematuro à primeira vista, uma vez que a Lei 12.965/14 só entrou em vigor há dois meses, mas faz bastante sentido nascer no Senado a primeira proposta de alteração do Marco Civil da Internet. E as sugestões melhoram o texto, particularmente para restringir as quebras de sigilo e proteger blogueiros.
Saiba mais em: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe
Conflito na execução pública de obras musicais
O sistema de arrecadação e gestão de direitos coletivos no Brasil está defasado e longe de ser equitativo. O mercado perde, o público perde. Haja talento e adaptação para sobreviver de música.
Saiba mais em: http://www.migalhas.com.br/dePeso/
Demora do INPI em analisar pedidos não respeita a razoável duração do processo
A Propriedade Industrial é uma das áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, mas é notório o grande atraso no andamento de pedidos de registro de marcas e patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2014-ago-27/demora-inpi-nao
Uso da lei garante competitividade industrial
Segundo ele, o principal benefício dessa medida é a proteção do investimento. “Por exemplo, se uma empresa cria uma coleira diferenciada, o caminho normal da concorrência é copiar a ideia para participar daquele nicho. Tendo a proteção do desenho industrial, o autor terá a grande vantagem de ter exclusividade para explorar com mais sossego o produto desenvolvido por ele.”
Saiba mais em: http://marcellostutz.jusbrasil.com.br/noticias/135519384
Simpósio Internacional discutirá conceito de bioeconomia no CE
A comunidade científica da área de Biotecnologia estará com suas atenções voltadas para Fortaleza, entre os dias 14 e 19 de setembro, devido ao 16º Simpósio Internacional de Biotecnologia (IBS, na sigla em inglês). Mais de mil pesquisadores de 80 países estarão reunidos no Centro de Eventos do Ceará (CEC), onde discutirão sobre o tema “Biotecnologia para o Desenvolvimento da Economia Verde”. O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), com apoio de vários órgãos e empresas. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil, após já ter ocorrido em países como Canadá, Estados Unidos, França, Itália e China.
Saiba mais em: http://www.oestadoce.com.br/noticia/simposio-internacional
Indústria questiona a ANP sobre regras de propriedade intelectual
Consulta pública sobre nova minuta de pesquisa e desenvolvimento recebe mais de 50 contribuições. A ANP realizou na segunda-feira (25/8) audiência pública sobre a minuta de resolução que altera regras de aplicação dos recursos da cláusula e pesquisa e desenvolvimento, oriundos da receita de campos de petróleo e gás que pagam participação especial (PE). A agência recebeu mais de 50 contribuições de empresas
e instituições de pesquisa e deverá emitir uma apreciação final dentro dos próximos 60 dias.
Saiba mais em: http://energiahoje.editorabrasilenergia.com/cadun/login
Estudo preliminar de arquitetura integra patrimônio do autor, mas plágio exige prova de má-fé
O estudo preliminar de projeto arquitetônico integra o patrimônio intelectual do autor e está protegido pela Lei 9.610/98, mas a configuração de plágio exige que tenha havido, por parte do plagiador, a intenção consciente de se passar pelo criador e de tirar proveito disso. O entendimento foi manifestado pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar recursos nos quais se alegava que a mera apresentação de ideias preliminares de um projeto para construção de armazém frigorífico não daria margem à reivindicação de direitos autorais.
Saiba mais em: http://carta-forense.jusbrasil.com.br/noticias/136067000
O acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual – ADPIC (ou trade – related intellectual property rights – TRIPS) (I)
A partir de 1994, (mais precisamente como consequência ou corolário de negociações do GATT – que, como se sabe, é sigla que expressa o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio – adveio o “Acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o Comércio-ADPIC”, mais conhecido por sua sigla em inglês TRIPS (Trade-Related Intellectual Property Rights).
Saiba mais em: http://www.sindivarejista.com.br/LerClipping/597/o-acordo
Registro e patente protegem o negócio
Trabalho de design de produto é ponto de partida para inovação, mas fabricação deve ser resguardada pela lei de propriedade intelectual
Saiba mais em: http://blogs.estadao.com.br/sua-oportunidade/registro
UFPR pede o registro de sua 300.ª patente em 15 anos
A UFPR comemorou na semana passada o pedido de depósito de patente número 300. O fato marca o maior interesse dos pesquisadores da universidade pela propriedade intelectual como fortalecimento de suas pesquisas e trabalhos científicos.
Saiba mais em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade
Decisão foi do Copyright Office e deve ajudar ação do britânico David Slater contra Wikimedia Foundation por ‘selfie’ de animal
O Copyright Office, órgão responsável por direitos autorais nos EUA, determinou que animais não têm direito autoral sobre qualquer tipo de fotos, segundo informações da Newsweek.
Cláusula incluída pelo escritório diz que “O órgão não registra trabalhos produzidos pela natureza, animais ou plantas”, e utiliza como exemplo “foto tirada por um macaco” e “um mural pintado por um elefante”.
Saiba mais em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito
Representação do Cristo Redentor em filme não pode ser vetada
O Cristo Redentor, monumento eleito como uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno” em 2007, foi objeto de acalorado debate nas últimas semanas. Tudo começou quando a produtora Conspiração Filmes viu negado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro o pedido de uso da imagem do monumento no filme “Rio, I Love You”.
Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2014-ago-23/marcelo-lopes
Veloz, furioso e sentenciado a 33 meses de prisão por pirataria
A indústria cinematográfica, assim como a musical, é um mercado que movimenta quantidades extraordinárias de dinheiro todos os anos, e sempre que surge um empecilho que cause prejuízo ou faça os executivos deixarem de ganhar todo o lucro esperado, medidas drásticas são tomadas.
Saiba mais em: http://www.tecmundo.com.br/pirataria/61002-veloz