Notícia

Destaques da semana – 19 dez. 2014

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Brasil está entre os 20 países que mais pediram registros de patentes em 2013

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, anunciou que o Brasil está entre os 20 países que mais pediram registros de patentes em 2013.

Segundo relatório da agência, divulgado na terça-feira, apesar de uma recuperação econômica global desigual os pedidos de patente no ano passado bateram recorde e registram aumentos há quatro anos consecutivos.

Saiba mais em: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/12/brasi

 

 

Justiça aprova patentes de óvulos desde que não sejam para gerar vida

Aceitação é desde que sejam inaptos a dar origem a um ser humano, pois desta forma não podem ser considerados embriões

Saiba mais em: http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3

 

 

Laboratório que deu parecer para ajuizamento de ação pode realizar posterior análise em perícia judicial

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um laboratório não está impedido de realizar análise para subsidiar o trabalho do perito judicial pelo simples fato de, anteriormente, ter fornecido parecer técnico a pedido de uma das partes do processo. Segundo os ministros, essa circunstância, por si só, não tem potencial de causar prejuízo a algum dos demandantes.

Saiba mais em: http://www.justicaemfoco.com.br/desc-noticia.php?id=99575

 

 

Graças a seus advogados, IBM ganha prêmio por simplificar contratos

Simplificar pode ser uma tarefa difícil, especialmente para advogados tão acostumados a textos extensos e complexos. Porém, a capacidade de simplificar pode ser altamente compensadora. É o que está propagando a IBM, depois que um advogado do Departamento Jurídico da empresa, com sua equipe, conseguiu reduzir o contrato de seus serviços de computação em nuvem de dezenas de páginas para apenas duas páginas.

Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2014-dez-19/gracas-advoga

 

 

Suprema corte da UE abre as portas para patentes de células-tronco

Empresa dos EUA pode patentear processos com células de óvulos humanos.
Caso ocorreu nesta quinta-feira (18).

Saiba mais em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/12

 

 

Justiça europeia permite patentear ovócitos que não possam dar origem a seres humanos

Um ovócito não fecundado não pode ser considerado um embrião, argumenta o Tribunal de Justiça da União Europeia em resposta a uma queixa da justiça britânica.

Saiba mais em: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/justica-europeia

 

 

Setor farmacêutico fica isento da taxa de renovação de registro

Na área de vigilância sanitária, o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 656/2014 isenta de taxa de renovação de registro para funcionamento a indústria de medicamentos, de cosméticos, as farmácias de manipulação e todo o comércio varejista desses produtos.

Saiba mais em: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/1

 

 

China solicita maior número de patentes no mundo

Segundo revelou recentemente a Organização de Propriedade Intelectual do Mundo (WIPO, na sigla em inglês), a solicitação de patentes em 2013 no mundo manteve um forte crescimento.

Computando todas as solicitações, a China detém 32% das solicitações, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Ambas cifras são recordes mundiais na área de patentes.

Saiba mais em:  http://portuguese.cri.cn/1721/2014/12/18/1s193465.htm

 

 

 

Google tenta afastar ação antitruste sobre o Android nos EUA

O Google vai tentar persuadir uma juíza dos Estados Unidos nesta quinta-feira (18) a rejeitar uma ação antitruste acerca de seu sistema operacional Android, à medida que enfrenta crescente pressões regulatórias de autoridades europeias. A audiência no tribunal federal em San Jose, na Califórnia, tratará do processo apresentado por dois usuários que alegam que o Google exige que fabricantes de aparelhos com Android definam aplicativos do próprio Google como padrão em vez de programas concorrentes, como a pesquisa do Bing, da Microsoft.

Saiba mais em: http://www.bemparana.com.br/noticia/363983/google

 

 

 

Saúde quer parcerias para transferência de tecnologia industrial para o SUS

O Ministério da Saúde divulgou hoje (17) uma lista com 11 medicamentos e dez equipamentos considerados prioritários para o Sistema Único de Saúde. A divulgação desses 21 produtos, todos importados, tem por objetivo transferir para a indústria nacional a tecnologia de produção desses itens. Estão incluídos medicamentos para o tratamento de alzheimer e artrite e produtos para deficiências cardiológicas, oftalmológicas e auditivas.

Saiba mais em: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/201

 

 

 

Cristiano Ronaldo trademark case stalled

The US Patent and Trademark Office (USPTO) has stalled an attempt by footballer Cristiano Ronaldo’s underwear maker to cancel a man’s ‘CR7’ trademark and is instead awaiting the results of a lawsuit before proceeding.

Denmark-based JBS Textile Group—which makes the CR7 brand—had petitioned the USPTO to cancel the trademark owned by 43-year-old Christopher Renzi.

Saiba mais em: http://www.worldipreview.com/news/cristia

 

 

 

Sobre marcas e patentes

Um dos gargalos que empaca o desenvolvimento nacional e a cultura de inovação tecnológica e deixa desiludidos aqueles que querem investir, gerar emprego e riqueza em nosso País é a burocracia para a liberação de marcas e patentes. O relatório da Thomson Reuters constatou que o Brasil é um canteiro fértil da inovação, mas lida com um problema crônico: a lentidão do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Em 2012, havia 150 mil solicitações acumuladas, não sendo incomum que a aprovação de algumas tomasse oito, ou até mesmo 10 anos.

Saiba mais em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=181983

 

 

 

Pirataria continua ao mesmo nível apesar do fecho do Pirate Bay

Nos dois dias que se seguiram ao encerramento do Pirate Bay, registou-se uma quebra de seis milhões de torrents. Atualmente, o volume de torrents já se encontra ao nível registado antes do encerramento do site pirata.

Saiba mais em: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/intern

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação