NOVA GESTÃO.
O diretor Conselheiro da ABPI e sócio do escritório Di Blasi, Parente & Associados,
Paulo Parente Marques Mendes, foi eleito presidente do Grupo Brasileiro da UDC – Ligue Internationale du Droit de la Concurrence. Segundo o advogado, sua gestão contribuirá para o estreitamento da relação institucional das entidades representativas do
setor, o aprofundamento técnico das questões internacionais da atualidade, em benefício da proteção à Propriedade Intelectual no que se refere ao Direito da Concorrência.
Fonte: Jornal do commercio RJ 12/09/2014
Caetano Veloso: Procure Saber ficou ‘traumatizado’ com debate das biografias
A página no Facebook da associação Procure Saber, liderada pela empresária Paula Lavigne, compartilhou imagens da reunião que ocorreu na última segunda-feira para discutir questões de direitos autorais e regulamentações na área de música. O encontro contou com a presença de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Anitta, Zezé di Camargo, Marisa Monte, entre outros. A postagem também traz um texto de Caetano, que afirma que o grupo ficou “traumatizado” com as discussões no ano passado sobre a publicação de biografias.
Saiba mais em: http://veja.abril.com.br/noticia
Produtor brasileiro busca certificação internacional para uso de transgênico
Os produtores brasileiros de celulose estão em busca do apoio das certificadoras florestais para garantir que a celulose e outros produtos obtidos a partir do eucalipto geneticamente modificado recebam a certificação.
Saiba mais em: http://www.cliptvnews.com.br/mma
Inovações podem estancar pirataria
Fórum composto por empresas de 30 setores da economia estima que cerca de R$ 30 bilhões deixarão de ser faturados em 2014, por irregularidades
Saiba mais em: http://www.dci.com.br/servicos/inovacoes-podem
Reivindicar invenção gastronômica continua sendo inviável
Para que a proteção da propriedade intelectual dos chefs de cozinha ocorra ainda é preciso superar uma série de obstáculos. Para especialistas nem mesmo um mecanismo próprio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) pode ajudar.
Saiba mais em: http://www.dci.com.br/legislacao-e-tributos/
Perigo de mudança pode levar ao tombamento de nome do Copacabana Palace
Grupo Orient-Express Hotels quer alterar nome para Belmond Copacabana Palace.
Saiba mais em: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI207303,31047
Quanto custa o direito violado quando a moral é atingida?
Caracterizado o dano moral, vem a pergunta: quanto custa o direito violado quando a moral é atingida? Essa pergunta é de difícil análise e é objeto de muitas discussões.
Saiba mais em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8646/Quanto-custa
Setor de C&P fala sobre o eucalipto geneticamente modificado da Suzano
O plantio de eucalipto geneticamente modificado, desenvolvido pela empresa de biotecnologia FuturaGene, deve elevar a produtividade e reduzir custos com menos terras e insumos, conforme noticiado constantemente nas últimas semanas. O eucalipto transgênico apresenta aumento de até 20% em madeira que o eucalipto convencional e de acordo com a assessoria de imprensa da FuturaGene, as pesquisas começaram em 2003.
Saiba mais em: http://www.celuloseonline.com.br/noticias/Setor+de+CP
Uma nova polêmica nos transgênicos
Com o uso da biotecnologia consolidado nas lavouras de soja e de milho do país, a polêmica da vez é a discussão para a liberação comercial dos eucaliptos transgênicos. O Brasil pode se tornar o primeiro país a conceder esse aval. Na última semana, o assunto foi debatido em audiência pública realizada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Saiba mais em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura
Produtos típicos do Paraná buscam selo como diferencial de mercado
Dez produtos do Paraná buscam a Indicação Geográfica (IG), um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que confere qualidade, reputação, valor e identidade própria a determinado item, distinguindo-o dos similares ofertados pelo mercado.
Saiba mais em: http://www.odiario.com/agribusiness/noticia/1191992/dez-produtos
Fila no registro de patentes chega a 180 mil e desestimula inovação no país
No Brasil, inovações esperam, em média, 11 anos por uma decisão.Instituto responsável pela análise não dá conta do aumento da demanda
Saiba mais em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo
UFC é a universidade que mais cresce no País em pedidos de patente
O número de patentes solicitadas pela UFC cresceu 766% entre os biênios 2008-2009 e 2010-2011, passando de três para 26 no período. Com isso, a UFC foi a Universidade brasileira em que mais cresceram os pedidos de registro de patente (registro de invenções), um dos principais indicadores de inovação tecnológica.
Saiba mais em: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2014/5512-ufc