Notícia

Destaques da Semana – 10 ago. 2012

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Brasil e OMPI assinam acordo para cooperação sul-sul em  PI  

Escrito por CGCOM Qui, 09 de Agosto de 2012 

Durante evento no Itamaraty, em Brasília, no dia 9 de agosto, o governo brasileiro e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) assinaram acordo de coopeto sul-sul em propriedade intelectual. O objetivo é usar os ativos intangíveis como ferramentas para estimular o desenvolvimento econômico e social das nações envolvidas. 

Saiba mais em:

http://www.inpi.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1424:brasil-e-ompi-assinam-acordo-para-cooperacao-sul-sul-em-pi&catid=50:slideshow&Itemid=146

Livro digital ameaça mercado editorial tradicional

Solução seria investimento em serviços referentes a assinaturas e outras formas de exploração de conteúdo 

Pesquisa indica que livros digitais compartilhados na internet prejudicam a política de copyright 

Saiba mais em:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/livro-digital-ameaca-mercado-editorial-tradicional?page=1

Países em desenvolvimento querem pagamento de royalties por uso de saberes tradicionais

BRASÍLIA – Até sexta-feira (10), representantes de 40 países em desenvolvimento discutem, no Palácio do Itamaraty, a proteção intelectual e a remuneração pelo uso comercial de conhecimentos ancestrais, recursos genéticos da biodiversidade local, folclore e direitos autorais.

Saiba mais em:

http://www.dci.com.br/servicos/paises-em-desenvolvimento-querem-pagamento-de-royalties-por-uso-de-saberes-tradicionais-id306518.html

Risco de biopirataria

TRF-3 suspende decisão que liberava pesquisa sobre açaí

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu decisão que dispensava empresas de pedir autorização da Administração Pública para a realização de pesquisa referente ao açaí. A suspensão foi determinada pelo juiz federal convocado Roberto Lemos, no dia 31 de julho, e vale até deliberação da 3ª Turma do TRF-3.

Saiba mais em:

http://www.conjur.com.br/2012-ago-07/liminar-suspende-decisao-dispensava-autorizacao-pesquisa-acai

IBM: a maior indústria de patentes do mundo

Com mais de 6 mil patentes cadastradas, faz 19 anos que a IBM é a empresa que mais possui propriedade intelectual nos EUA.

Em janeiro deste ano, a Google comprou mais de 200 patentes de tecnologia da IBM. Em março, foi a vez do Facebook: 750 patentes. Por mais que os números impressionem, eles não são nada se comparados com a propriedade intelectual que a empresa possui. Em 2012, a IBM foi considerada, pela 19ª vez consecutiva, como a empresa que mais possui patentes registradas nos Estados Unidos, somando mais de 6,1 mil delas.

Saiba mais em:

http://www.tecmundo.com.br/ibm/27938-ibm-a-maior-industria-de-patentes-do-mundo.htm#ixzz22tN2vA75

Especialistas temem que patente de software seja adotada no País

07/08/2012

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) vai publicar nessa semana uma resolução na qual pretende deixar claro para as pessoas como a entidade faz a análise dos processos de registros de soft-ware no Brasil. Ao contrário do que teme parte do mercado, o diretor de patentes do INPI, Júlio César Castelo Branco Reis Moreira, diz que isso não significa que a entidade passará a dar patente de software, que, inclusive, é algo proibido por lei.

Saiba mais em:  http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=100388

INPI lança versão em Inglês de seu Portal na Internet

Escrito por CGCOM Seg, 06 de Agosto de 2012

O INPI está lançando, em agosto, a versão em Inglês de seu Portal na Internet. O objetivo é informar o público estrangeiro que busca direitos de propriedade intelectual no Brasil, em mais uma ação para atrair investimentos em pesquisa e inovação para o País. Confira o novo site neste link.

Fonte: INPI

 

 

 

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação