Notícia

Destaques da Semana – 01 mar. 2013

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Propriedade intelectual contribui para diálogo comercial Brasil – Estados Unidos

Publicado por: CGCOM

Última atualização em Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013

As ações em parceria entre brasileiros e norte-americanos, representados pelo INPI e o USPTO, na área de propriedade intelectual tiveram destaque na décima edição do Diálogo Comercial entre o Ministério do Desenvolvimento e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC), realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Washington. O evento registrou avanços importantes para o intercâmbio comercial entre os dois países.

Saiba mais em: http://www.inpi.gov.br

CPLP dá mais um passo em direção à Marca Lusófona

Publicado por: CGCOM

Última atualização em Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013

Representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se em Portugal, nos dias 25 e 26 de fevereiro, para dar prosseguimento às conversações sobre a criação da Marca Lusófona, um sistema que pretende simplificar e agilizar o registro de marcas nos países de língua portuguesa.

Saiba mais em: http://www.inpi.gov.br

Empresa italiana tem registro do nome “Jesus” nos EUA

De acordo com Wall Street Journal, registro garante exclusividade à empresa de jeans no mercado de roupas; o direito se restringe à palavra e não inclui imagens

Redação, www.administradores.com, 26 de fevereiro de 2013

Há alguns meses, um norte-americano teve a ideia de criar uma linha de roupas intitulada “Jesus Surfed”.  Elaborou o projeto, fez os primeiros ajustes no negócio e foi tentar registrar a marca. E aí teve uma surpresa um tanto quanto inusitada: uma empresa italiana conseguiu garantir exclusividade nos EUA sobre o nome “Jesus”, em todo produto que estiver relacionado a vestuário, segundo o site do Wall Street Journal.

Saiba mais em:

http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/empresa-italiana-tem-registro-do-nome-jesus-nos-eua/73666/

Harley-Davidson perde ação contra bar que usava logotipo semelhante ao seu

Notícia publicada em 26/02/2013

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio reformou a sentença que condenava um bar por utilizar logotipo que imitava a marca registrada da motocicleta Harley-Davidson. O recurso de José Sinésio da Silva, representante da Heavy Duty – Beer Club, foi julgado procedente por unanimidade votos.

Saiba mais em: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/home/-/noticias/visualizar/117001

Expressões comuns não podem ser registradas

Por Bárbara Mengardo | De São Paulo

Comum em mesas de bar, o uso da expressão “passa a régua” por uma fabricante e distribuidora de produtos da Coca-Cola está sendo discutido na Justiça. Do outro lado está um grupo de pagode, que a registrou como marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Saiba mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3021736/expressoes-comuns-nao-podem-ser-registradas#ixzz2M1HfHm4s

Comissão debate acordo entre Monsanto e produtores de soja

Reunião vai discutir os efeitos do Acordo de Licenciamento de Tecnologia e Quitação Geral firmado entre as partes

por Globo Rural On-line

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza, nesta quarta-feira (27/2), reunião para debater os efeitos do Acordo de Licenciamento de Tecnologia e Quitação Geral firmado entre a Monsanto do Brasil e os produtores de soja.

Saiba mais em: http://revistagloborural.globo.com

Propriedade intelectual: Brasil fica para trás e corre contra o tempo

Da redação
Convergência Digital – 25/02/2013

O diretor regional do escritório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) no Brasil, José Graça Aranha, anunciou que o Centro de Mediação coordenado pela instituição e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI/MDIC) começa a atuar em questões internacionais em março. O dirigente participou da 11ª reunião do Grupo de Trabalho de Assessoramento Interno de Propriedade Intelectual (GTA-PI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizada na sexta-feira, 22/02.

Saiba mais em:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33109&sid=3

Monsanto vai recorrer de decisão de STJ sobre patente

A empresa informa que buscará que a decisão seja apreciada por colegiado da turma do STJ

A Monsanto afirmou em nota que “avançará com recurso para assegurar seus direitos de propriedade intelectual”

São Paulo – A Monsanto informa que vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) referente ao pedido de correção de prazo de sua patente sobre a soja Round Ready (RR1).

Saiba mais em:

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/monsanto-vai-recorrer-de-decisao-de-stj-sobre-patente-4

Abrasem defende prioridade intelectual em biotecnologia

Entidade considera legítima a Declaração de Princípios firmada entre CNA, Monsanto e 11 Federações Estaduais de Agricultura

Por Globo Rural On-line

A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem)divulgou uma carta em defesa à propriedade intelectual em Biotecnologia, base das pesquisas agrícolas no País e no mundo. De acordo com o documento, a entidade legitima a Declaração de Princípios firmada entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a empresa Monsanto e 11 Federações Estaduais de Agricultura, “em prol do reconhecimento dos direitos de propriedade intelectual sobre tecnologias agrícolas bem como da devida remuneração aos detentores dessas tecnologias, a cada uso dessas sementes”.

Saiba mais em:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331710-18077,00-ABRASEM+DEFENDE+PRIORIDADE+INTELECTUAL+EM+BIOTECNOLOGIA.html

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação