Notícia

Destaque da semana – 15 ago. 2014

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Perícia comprova que Eldorado clonou eucalipto da Fibria

Perícia realizada pela empresa Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia, de Campo Grande, nomeada pela Justiça de Três Lagoas, indica que um clone de eucalipto de propriedade da Fibria foi utilizado em plantios da Eldorado Brasil. A conclusão da perícia foi anexada na última sexta-feira ao processo que tramita no Fórum de Três Lagoas, movido pela Fibria contra a Eldorado.

Saiba mais em: http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=69693

 

 

Laudo indica que clone da Fibria foi usado na Eldorado

O laudo pericial elaborado como parte da ação de produção antecipada de provas movida pela Fibria contra a Eldorado Brasil Celulose indica que um clone de eucalipto pertencente à Fibria, e protegido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), foi usado em fazendas com plantios explorados comercialmente pela concorrente Eldorado.

Saiba mais em: http://www.valor.com.br/empresas/3648666/laudo

 

 

Perícia confirma: clone da Fibria foi usado na Eldorado Brasil

O jornal Valor divulgou nesta terça-feira, 12, reportagem sobre a conclusão do laudo pericial elaborado como parte da ação de produção antecipada de provas movida pela Fibria contra a Eldorado Brasil Celulose que indica que um clone de eucalipto pertencente à Fibria, e protegido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), foi usado em fazendas com plantios comerciais da concorrente em Mato Grosso do Sul.

Saiba mais em: http://www.painelflorestal.com.br/noticias/mercado

 

 

Laudo indica que Eldorado usou muda de eucalipto criada pela concorrente

A Eldorado Brasil Celulose, dona de uma fábrica em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, usou em suas fazendas um clone de eucalipto desenvolvido pela concorrente Fibria, também instalada na cidade do Bolsão. É o que indica laudo pericial elaborado como parte da ação movida pela Fibria, na Justiça de Mato Grosso do Sul, em que a empresa acusa a Eldorado de fazer plantio com uma espécie pertencente à Fibria, e protegido pelo SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares).

Saiba mais em: http://www.campograndenews.com.br/economia/laudo-

 

 

Saúde cria regulação para a produção de medicamentos e equipamentos

Proposta amplia o monitoramento do governo federal e define prazo para que as empresas concorram com projetos. Consulta pública começa nesta tarde

Saiba mais em: http://www.tribunahoje.com/noticia/113791/saude

 

 

O discurso do plágio

Devemos proteger nossas obras para que possamos excluir, do benefício econômico delas, aqueles que não contribuíram com recursos, investimentos ou outras formas de contribuições e para que o retorno econômico possa “ressarcir” os autores e os investidores.

Saiba mais em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocio

 

 

Aspectos atuais do Direito Autoral a violação dos direitos de Propriedade Intelectual – Responsabilidade dos provedores de internet

A questão do direito autoral será analisada por três ângulos neste estudo: a) o primeiro está relacionado ao plano geral sobre a propriedade intelectual; b) o segundo diz respeito ao ambiente virtual e à responsabilidade que pode gerar aos seus diversos atores; c) o terceiro terá como foco alguns precedentes do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema.

Saiba mais em: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI205879

 

 

Cabo Verde: Governo cria Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual

O Governo de Cabo Verde acaba de criar o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), que vai lidar com a propriedade industrial, os direitos de autor e supervisionar a qualidade de produtos e serviços no país. Este novo organismo resulta da fusão do Instituto de Gestão da Qualidade (IGQ) e do Instituto da Propriedade Intelectual (IPICV) .

Saiba mais em: http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article102306

 

 

Acordo sobre biodiversidade vai entrar em vigor sem o Brasil

Protocolo de Nagoya estabelece regras para uso dos recursos da biodiversidade e divisão dos lucros obtidos. Devido à oposição da bancada ruralista, Brasil está de fora.

Saiba mais em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/acordo-sobre

 

 

Governo lança consulta pública para desenvolvimento de remédios no Brasil

O Ministério da Saúde colocou hoje (13) em consulta pública proposta de portaria que normatiza as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). As PDPs são parcerias entre laboratórios privados e públicos brasileiros para a transferência de tecnologia visando à produção no Brasil de remédios e vacinas estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais em: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/08

 

 

Com Marco Civil, projetos buscam cobrir lacunas da Internet

A reforma da Lei de Direitos Autorais e o rascunho da Lei de Proteção de Dados Pessoais são pontos de debates importantes, mas ainda incipientes

Saiba mais em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias

 

 

Grafiteiros processam Terry Gilliam por violação de direitos autorais

Artistas alegam que cineasta usou o trabalho deles sem autorização.
Mural com obra de arte aparece no filme ‘O teorema zero’.

Saiba mais em: http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/08

 

 

Direitos autorais na arquitetura serão discutidos em Florianópolis

Regulamentados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) no fim de 2013, os direitos autorais no setor hoje são obras intelectualmente protegidas, contemplando projetos, obras e demais trabalhos técnicos.

Saiba mais em: http://www.correiodailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=24223

 

 

Brasil precisa evoluir no investimento em inovação e tecnologia – Por Benny Spiewak*

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou recentemente aos candidatos a presidente da República demandas para a área de inovação e propriedade intelectual com o objetivo de impulsionar a produtividade e a competitividade do país nos próximos anos. A preocupação da CNI demonstra uma crise há muito tempo iniciada no Brasil, onde o cenário é de insegurança para o investidor em pesquisa e desenvolvimento, que se vê desprestigiado e muitas vezes preterido.

Saiba mais em: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,693734,Brasil_precisa

 

 

Aumentam solicitações de patentes internacionais da China

A China recebeu 11.243 solicitações de patentes internacionais através do Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês) no primeiro semestre do ano, um aumento anual de 20,5%, anunciou hoje a Administração Nacional de Propriedade Intelectual (ANPI) da China.

Saiba mais em: http://portuguese.cri.cn/1721/2014/08/13/1s187982.htm

 

 

Ministério lança regras para parcerias no setor da saúde

O Ministério da Saúde coloca hoje em consulta pública o novo marco regulatório das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), formadas entre empresas e laboratórios para a transferência de tecnologia na produção de medicamentos e vacinas. Entre as novidades da portaria estão os prazos para a realização de concorrência entre os laboratórios e empresas e regras mais duras para a transferência de tecnologia.

Saiba mais em: http://www.profarma.com.br/pt/noticias/ministerio-lanca

 

 

 

Anvisa vai mudar regra para remédio em teste

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu nesta segunda-feira, 11, consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre a autorização para uso de remédios ainda em fase de pesquisa.

Saiba mais em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Geral/201503

 

 

Projeção para o mercado de franquias em 2014 é de crescimento de 10%

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de alimentos continua como o grande responsável pelo crescimento do franchising no país.

Saiba mais em: http://brasileconomico.ig.com.br/negocios/plano-de

 

 

 

ABPI promove em São Paulo grande evento de Propriedade Intelectual da América Latina

“A Propriedade Intelectual como fator de desenvolvimento econômico, competitividade industrial e atração de investimentos” é o tema âncora do XXXIV Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI ), que será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto,

Saiba amis em: http://www.abpi.org.br/noticias.asp

 

 

Inpi abre inscrições para programa de mestrado e doutorado

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do programa de mestrado e doutorado. Os interessados têm até 29 de agosto para se inscreverem.

Saiba mais em: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2014/08/

 

 

Acordo Trips é dirigido somente aos Estados signatários e não aos particulares

O presente artigo tem como objetivo central analisar a aplicação e a validade do Acordo TRIPS – Acordo sobre Aspectos dos Direitos da Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio – no Brasil, considerando que o tema ainda se encontra no centro de inúmeras discussões em âmbito internacional e também no ordenamento jurídico nacional, denotando, pois, um aprofundamento maior através deste estudo, a fim de buscarmos uma maior reflexão pelos estudiosos da Propriedade Intelectual.

Saiba mais em: http://www.conjur.com.br/2014-ago-08/eduardo-hermes

 

 

Genéricos ou mais ou menos isso

Telefonei para a farmácia porque o meu remédio para combater o colesterol havia acabado. Já era tarde e essa farmácia é uma das poucas aqui no Leblon que faz entrega 24 horas. O tal remédio custa caro. Costumo comprar em uma farmácia com preços mais acessíveis, mas tenho de pedir com antecedência. Mando a lista, pois tomo cinco remédios cotidianamente, e eles enviam os medicamentos.

Saiba mais em: http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/post

 

 

TRF3 anula registro de marca de empresa que se assemelhava à de concorrente

Em recente decisão unânime, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu a necessidade de anular registro de marca concedido a empresa de ramo de atividade afim com o da empresa requerente, autora da ação.
O “Condomínio Edifício Landmark Residence” entrou com uma ação contra a empresa Company S/A e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com a finalidade de anular o registro da marca “Landmark Nações Unidas”, concedido à empresa requerida.

Saiba mais em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/i

 

 

Uma em cada cinco casas com TV a cabo usa sinal clandestino

Pesquisa encomendada pela ABTA aponta quase 4,2 milhões de ligações clandestinas. Um dos motivos é a facilidade na compra dos aparelhos.

Saiba mais em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/08/uma

 

 

INPI abre inscrições para curso gratuito de Propriedade Intelectual

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) abriu inscrições para o Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância, desenvolvido em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e com o Ministério da Cultura (MINC). O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 12 de agosto, no site do INPI.

Com carga horária de 75 horas, o curso online pode ser realizado nos horários e dias de interesse do aluno. Ao final das aulas, será aplicado um exame. Os aprovados, com pontuação mínima de 50%, receberão certificado.

Saiba mais em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/08

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação