O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, teve uma conversa com o governo chinês envolvendo a cooperação bilateral em ciência e tecnologia, bem como a possibilidade de cooperação nas áreas de inteligência artificial, cidades inteligentes, setor espacial e intercâmbio de cientistas e pesquisadores. A China já vem promovendo alterações substanciais tendo como base a tecnologia. Cidades como Shenzhen e Chongqing já são conhecidas pelo desenvolvimento tecnológico.
O acordo de cooperação bilateral em ciência e tecnologia foi a pauta da reunião virtual com o ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wang Zhigang, no último dia 17. Segundo o ministro chinês, ainda é preciso estabelecer mecanismos de financiamento para colocar em prática as ações conjuntas. Tais ações tendem a afetar majoritariamente as áreas de tecnologia e saúde, o que pode levar ao desenvolvimento de novas vacinas, testes clínicos e desenvolvimentos genéticos.
Os ministros falaram sobre realizar ainda em 2021 um webinário entre os setores de ciência e tecnologia dos dois países, para tratar das possibilidades de cooperação. Também confirmaram uma reunião da subcomissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), prevista para ocorrer em setembro.