Nova política busca parcerias com universidades,
setor privado e sociedade civil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Nº 1.100/2023 que institui a sua nova Política de Inovação na Saúde. A nova política está dividida em três eixos e diretrizes que nortearão as estratégias da agência, são eles: Capacidade e Cultura de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital e Regulação e Acesso à Saúde.
Segundo o texto da matéria, a nova gestão de inovação na Anvisa é fundamentada em princípios que incluem o foco no cidadão e no interesse público, com a simplificação administrativa para maior eficiência, a ética e transparência, a transversalidade das ações, estímulo à inovação, e a descentralização do poder decisório entre as unidades da Agência. Além disso, o documento assinado pelo Diretor-Presidente, Antônio Barra Torres, estabelece que a agência poderá firmar parcerias com órgãos públicos, universidades, setor privado e a sociedade civil para identificar problemas e desenvolver novas soluções.
Por fim, a execução da Política de Inovação estará alinhada com os princípios e regras da Política Nacional de Inovação, e ocorrerá em sintonia com as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).