Notícia

INPI, Suframa e IFAM Lançam Radar Tecnológico sobre Patentes Verdes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), lançou um estudo inédito sobre tecnologias sustentáveis. O material faz parte do Observatório de Tecnologias Verdes, iniciativa criada para reunir e disponibilizar informações tecnológicas baseadas em dados de propriedade industrial voltados à bioeconomia e à sustentabilidade ambiental.

O Radar Tecnológico apresenta um panorama detalhado das inovações sustentáveis que obtiveram pedidos de patente por meio do programa de trâmite prioritário de Patentes Verdes do INPI. Desde sua criação, em 2012, esse programa tem agilizado a avaliação de invenções voltadas à sustentabilidade, impulsionando o ecossistema de inovação no Brasil.

A pesquisa também traz um perfil dos principais atores que utilizam essa ferramenta para acelerar a proteção de suas soluções tecnológicas. Além do estudo, um painel de dados interativo está disponível na página do Observatório, permitindo acesso a informações bibliográficas detalhadas sobre os documentos analisados.

A partir do radar, é possível identificar tecnologias passíveis de exploração no território nacional, sem violação dos direitos patentários e eventuais parceiros para licenciamento ou desenvolvimento conjunto de tecnologias, atualizar-se sobre o desenvolvimento tecnológico em diferentes setores, subsidiar atividades de P&D, prever e identificar novos produtos e/ou tecnologias emergentes no mercado, fundamentar decisões de investimento e buscar soluções técnicas existentes no estado da técnica.

Com esta iniciativa, o INPI reforça seu compromisso em fomentar a concessão de patentes verdes, contribuindo para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis no Brasil. O Radar Tecnológico é mais um passo estratégico para fortalecer a bioeconomia e promover um futuro mais sustentável para o país.

É importante lembrar que o INPI possui um programa de trâmite prioritário focado em tecnologias verdes que possibilita uma redução significativa do tempo de análise para concessão de patentes no Brasil. Atualmente, a decisão sobre um pedido ocorre, em média, em nove meses, um prazo muito inferior do tempo regular de exame que atualmente é 4,5 anos contados do pedido do exame. Dessa forma, o programa se consolida como uma ferramenta estratégica para impulsionar a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável, oferecendo uma resposta mais ágil para inventores interessados em produzir e comercializar suas inovações no mercado brasileiro.

Caso você tenha interesse em mais informações sobre esse programa de tramite prioritário entre contato conosco.

Nossas
Especialidades

Veja nossas principais áreas de atuação