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Expo Franchising

Expo Franchising

gabriel expo

Levantamento recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o mercado de franquias do Rio de Janeiro faturou cerca de R$ 7,5 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa 11,8% do faturamento nacional de franquias no período, que foi de R$ 63,885 bilhões. Setores como Saúde, Beleza, Esportes, Lazer, Turismo e Hotelaria estão entre os que mais crescem com a abertura de franquias. Nesta edição da Expo Franchising ABF Rio, o movimento de novos empreendedores em busca de opções, seja como investimento ou para recomeçar no mercado de trabalho como dono do seu próprio negócio, deve se repetir, a exemplo do que foi visto na feira realizada em São Paulo. Diante de números e resultados que favorecem o franchising, mesmo em tempos de crise, a procura por empreender neste segmento tem crescido. Mas é preciso ficar atento a aspectos que devem ser considerados para o sucesso de franqueadores e franqueados. Gabriel Di Blasi, advogado, sócio do escritório Di Blasi & Parente Advogados e Diretor jurídico adjunto da ABF Rio, fala nesta entrevista sobre os aspectos que merecem atenção para que o mercado continue apresentando índices expressivos e siga resiliente diante de um quadro de crise econômica.

Quais aspectos jurídicos os novos franqueados devem saber na hora de entrar para o franchising?

Em princípio, no sistema de franquia, o negócio já possui uma reputação no mercado e já é sucesso, mas é preciso estar atento a certos cuidados na hora de se tornar um franqueado. Primeiro, leia atentamente a lei de franquia antes de assinar qualquer pré-contrato ou contrato de franquia. A lei nº 8.995/94 estabelece direitos e deveres ao franqueador e ao franqueado garantindo o melhor acordo entre as partes. De qualquer forma, é muito importante ter um assessoramento jurídico desde o início da relação para evitar o descumprimento da lei e o desequilíbrio nas relações de franquias. Ainda, a Circular de Oferta de Franquia ? COF (documento legal previsto na lei nº 8.995/94) é um documento de responsabilidade do franqueador e tem como objetivo esclarecer, orientar, definir e estabelecer os procedimentos do candidato a ser franqueado em relação àquele negócio a ser franqueado. Nesse sentido é importante verificar: a situação da marca no INPI, ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia, verificar se o contrato esta de acordo com o Circular de Oferta de Franquia recebida, verificar com atenção as cláusulas pós-contratuais, verificar as hipóteses de término, olhar com atenção com são as cláusulas de solução de conflitos, além de conhecer a legislação pertinente ao segmento de mercado que irá atuar, dentre outros.

Quais são responsabilidades, direitos e deveres do franqueado e franqueador?

No contrato a ser firmado entre franqueador e franqueado deverá conter as obrigações, direitos e deveres de ambas as partes. Por exemplo, o franqueador deve proporcionar ao franqueado a permissão do uso de sua marca, a prestação de serviços de organização e estruturação da empresa, treinamento e prestar sempre todas as informações necessárias para o bom funcionamento da empresa. Já o franqueado deve arcar com os custos e despesas de operação e gestão do negócio, incluindo a compra de mercadorias, realizar o pagamento de salários e demais despesas como aluguéis, impostos e tudo o que for necessário para o bom funcionamento da franquia. O mais importante é a transparecia e o comprometimento que deve existir na relação entre o franqueador e o franqueado para alcançar as expectativas das partes.

Que cuidados devem ser tomados?

Para empreender através do sistema de franchising é preciso ter um assessoramento jurídico antes de assinar o contato. Além disso, é bom avaliar o perfil de franqueado desejado. Além de ter o capital para investir é importante ter o “espírito empreendedor” e, em alguns casos, alguma experiência em gerenciamento de negócios. Para o franqueador, é importante tomar cuidado com a seleção de candidatos, verificar se o candidato se enquadra no perfil desejado, qual sua experiência anterior e qual sua disposição para estar a frente do negócio. Para o franqueado, é importante conhecer a marca envolvida, ter interesse no negócio que será por ele desenvolvido, principalmente, entrar em contato com atuais franqueados e ex-franqueados.

Como identificar uma franquia compatível?

Por parte do franqueador, é preciso ver a motivação do candidato, através do processo de seleção, tudo deve ser sinalizado e identificado. Para ser um franqueado não basta ter os recursos necessários para investir, tem que ter comprometimento com o sistema, conhecimento da área, em suma, ter perfil empreendedor. O processo de seleção é muito importante, Ter conhecimento de gestão e alguma prática na área empresarial pode ser um diferencial. Já por parte do franqueado, além de tomar os cuidados acima, é interessante verificar se o segmento de negócio lhe atrai. Há quem prefira franquias no segmento de alimentação e há quem prefira cursos de idiomas, por exemplo. Igualmente, deve ser verificado o nível de engajamento que a franquia necessita e a disponibilidade do franqueado. Por fim, importante verificar se o valor do investimento e a estimativa de retorno está de acordo com as projeções do franqueado, para que não haja frustrações nesse sentido.

A programação da ABF Rio para os meses de outubro e novembro tem muitas opções para quem quer aprender mais sobre o mundo do franchising e assuntos relacionados a esse mercado.
CAFÉ COM FRANQUIA – dia 27 de outubroARBITRAGEM E MEDIAÇÃO NO RIO DE JANEIRO. O papel do CBMA no fomento ao uso das vias alternativas de resolução de disputas. O presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA e Gustavo da Rocha Schmidt, que também é sócio do escritório Schmidt, Lourenço & Kingston – Advogados Associados e Procurador do Município do Rio de Janeiro, vai falar sobre o atual estágio da arbitragem e da mediação no Rio de Janeiro, as perspectivas para o futuro e o papel a ser desempenhado pelo CBMA na consolidação das vias alternativas de disputas no Rio de Janeiro e no Brasil.

Anote na agenda:
Café com Franquia
Data: 27/10
Local: Centro de Treinamento da ABF Rio
Av. Treze de Maio, nº 23 ? Gr 401 – Centro – RJ
Investimento: Grátis para associados / R$ 50 para não associados
Informações: (21) 2292-5104 ou pelo e-mail: cursos@abfrj.com.br

CAFÉ COM FRANQUIA – 24 de novembro

O jornalista e economista José de La Peña Neto abordará o tema PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CRISE. La Peña Neto, que passou pelos principais jornais do país, entre eles Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil e que em 1993 fundou sua empresa, a Monte Castelo Ideias, vai falar sobre o delicado momento de gerenciamento de crise nas empresas e a importância de um trabalho de comunicação preventiva e de fortalecimento de imagem, ideal par evitar esse tipo de problema. Segundo ele, uma empresa nunca deve subestimar uma crise, mas investi em ações para resolvê-la.

Anote na agenda:
Café com Franquia
Data: 24/11
Local: Centro de Treinamento da ABF Rio
Av. Treze de Maio, nº 23 ? Gr 401 – Centro – RJ
Investimento: Grátis para associados / R$ 50 para não associados
Informações: (21) 2292-5104 ou pelo e-mail: cursos@abfrj.com.br

SEMINÁRIOS – 7 de novembroEm novembro também acontece na ABF Rio o SEMINÁRIO DE FRANCHISING: TEORIA E PRÁTICA. No dia 7, a partir das 9h, consultores, especialistas e profissionais do mercado vão falar sobre as ferramentas para que o candidato aprenda a escolher uma marca de franquia adequada, levando em conta os aspectos financeiros, gerenciais e jurídicos. Será um dia inteiro de aprendizado, troca de experiências e muita informação para todos os interessados em abrir ou conhecer o sistema de franchising.

Anote na agenda:
Seminário de Franchising: Teoria & Prática
Data: 07/11
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro de Treinamento da ABF Rio
Av. Treze de Maio, nº 23 ? Gr 401 – Centro – RJ
Investimento: R$ 170 para associados e R$ 230 para não associados. Estudantes pagam R$ 275
Informações: (21) 2292-5104 ou pelo e-mail: cursos@abfrj.com.br

FranchisingRio é um informativo da Associação Brasileira
de Franchising Rio de Janeiro
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Jornalista responsável: Erica Ribeiro
Projeto gráfico: SmartFrog

Diretoria da ABF-Rio

Diretor-Presidente:
Beto Filho

Diretora- Vice Presidente:
Margarete Prata

Diretor Administrativo Financeiro
Janssen Murayama

Diretora Jurídica
Ana Cristina Von Jess

Diretor de Cursos e Eventos
Clodoaldo Nascimento

Presidente do Conselho Fiscal
Luiz Felizardo Barroso

Conselho Fiscal
Daniel Gudiño
Julio Monteiro

Diretor Adjunto Jurídico
Gabriel Di Blaisi

Diretor Adjunto de Capacitação em Franchising
Paulo Mendonça

Diretor Adjunto de Projetos Especiais
Luiz Felipe Costa

Diretor Adjunto de Relações Internacionais
Daniel Tornovsky

Diretor Adjunto de Sustentabilidade
Romualdo Ayres

Diretor Adjunto de Franqueados
Valter Fernandes

Gerente Adm. Financeira
Elizete Castro

Analistas Administrativas
Patricia Vicente
Catherine Radino

Analista de Marketing
Eduarda Monteiro

Auxiliar Administrativo
Valdecir Brandão

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